Paguei minha conta em duplicidade. O que fazer?


Paguei minha conta em duplicidade. O que fazer?

Paguei minha conta em duplicidade. O que fazer? Tenho direito a reembolso? Devo receber em dinheiro ou em crédito? Quais os meus direitos?
O consumidor ao ser cobrado em duplicidade tem direito a devolução do valor pago. Neste caso, caso a empresa envie/cobre duas vezes a mesma conta, o consumidor deverá receber o valor pago em dobro.

O reembolso pode ser tanto em crédito como em dinheiro, sendo o consumidor quem escolherá qual o modo mais conveniente.

Caso o consumidor não realize o pagamento da conta e seu nome seja inscrito nos órgãos de proteção ao crédito (SPC ou SERASA), terá direito a indenização por danos morais.

Todos os dias diversos consumidores nos enviam mensagem afirmando que realizaram o pagamento da fatura duas vezes por engano. Em virtude disso resolvemos elaborar uma matéria informativa a respeito do assunto.

O cliente pode optar por recuperar o valor pago indevidamente de duas formas:

Crédito na fatura – O valor pago a mais fica disponível em sua fatura e pode ser utilizado para abater no valor da fatura nos próximos meses. É importante salientar que o valor pago a mais não será somado ao seu limite, ele ficará disponível apenas em forma de crédito na fatura.
Transferência para conta bancária – Se preferir o cliente também poderá solicitar que o valor pago indevidamente seja transferido para uma conta corrente ou poupança de mesma titularidade. No caso da transferência o valor pode demorar alguns dias para ser efetivado;
Importante: A transferência só poderá ser efetuada para uma conta bancária de mesma titularidade do responsável pelo cartão. Em hipótese alguma, será realizado transferência do valor para conta de terceiros, por questões de segurança.

Procedimento – Entre em contato com o telefone da central de atendimento do emissor do cartão, informe que realizou um pagamento duplicado e que deseja o reembolso. Para que o valor seja devolvido é fundamental que o pagamento tenha sido compensado pelo banco, note que no caso dos pagamentos via boleto bancário, a compensação poderá demorar até 3 (três) dias úteis para acontecer.

  • Dica: Para evitar o erro no valor do pagamento ou a duplicidade, uma dica é cadastrar sua fatura em débito automático, dessa forma o valor da fatura será descontado automaticamente pela sua administradora, evitando que o cliente tenha que efetuar o pagamento manualmente – que é mais suscetível ao erro.

Paguei minha conta em duplicidade. O que fazer? Paguei minha conta em duplicidade. O que fazer? Reviewed by Jeferson Lehmann on setembro 15, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Excluímos comentários anônimos.

Tecnologia do Blogger.