Frentes de combate: o governo eletrônico e a exclusão digital

Frentes de combate: o governo eletrônico e a exclusão digital.
Frentes de combate: o governo eletrônico e a exclusão digital. O Governo Eletrônico enfrenta um desafio com sabores especiais de requinte tecnológico e abrangência social. Trata-se do "Digital Divide", ou exclusão digital.

Existem várias causas para explicar este fenômeno, mas apenas uma solução: inclusão.

Dentre estas causas, algumas são sociais, outras culturais, muitas são políticas, outras econômicas, e algumas sao tecnológicas. Todas devem ser enfrentadas e superadas, cada qual em seu campo de atuação. As "econômicas" são muito fortes, não resta dúvida.

Mas existem boas alternativas no plano tecnológico. Um projeto chamado "Digital Nations" (Nações Digitais), embrionado por pesquisadores da Universidade da ONU (Tokyo) e pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) aponta quatro importantes frentes de combate:
1 - Computadores da baixo custo, para utilização em massa;
2 - Conexão web universalizada e de baixo custo;
3 - Moeda Digital;
4 - Idioma Universal.
Além de apontar os problemas, os pesquisadores também indicam estudos voltados para a sua solução, como o "processador de papel" (isso mesmo!) e a internet por rádio. Teremos novidades em breve sobre isso.

No ambito do "Idioma", onde temos a "exclusão linguística", a solução apontada é a UNL - Universal Networking Language, uma plataforma universal de representação do conhecimento, que permitirá comunicação real no plano mundial, em ambientes digitais.

O Brasil está participando ativamente do assunto, e já pode ser considerado uma potência no assunto, com destaque para os trabalhos brasileiros que serão apresentados na Índia nos próximos dias (25 a 29):
- Object Oriented Modeling Applied To Unl;
- Semiotic approach for the design of adaptive graphical user interfaces using universal networking language; e
- A proposal of an UNL Application Development Environment.
Uma outra frente para acelerar o desenvolvimento da UNL em território nacional é a aproximacão com países de cultura semelhante a do Brasil, como a Espanha. Para isso, a equipe de pesquisadores do IJURIS/UFSC esteve reunida com o comando do Centro Espanhol de UNL, sediado na Universidade Politécnica de Madrid, no último dia 11/11, para definir formas de trabalho cooperativo, envolvendo a realização de softwares, projetos, cursos de pós-graduação e eventos em conjunto.

Hugo Cesar Hoeschl é professor da UFSC. É também ex-secretario de Geração de Oportunidades de Florianópolis. Especialista em Informática Jurídica, doutor em Inteligência Aplicada e pós-doutor em Governo Eletrônico. Ex-Promotor de Justiça e ex-Procurador da Fazenda Nacional.

ADM: "Participar da Prosiga é algo maravilhoso. Você tem a oportunidade de mudar sua vida financeira, sua relação com o dinheiro, e ainda tem a oportunidade de ajudar outras pessoas e empresas". Facebook

 

Copyright © 2007 - 2018 Prosiga | Tá na Prosiga, Tá no [LUCRO] Todos os direitos reservados.

Site Seguro
Política de Privacidade. A Prosiga preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, entretanto não nos responsabilizamos por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Você pode usar as informações contidas nesse site, mas não deve nunca deixar de fazer suas próprias pesquisas e coleta de informações antes de tomar qualquer decisão. Nós procuramos responder dúvidas dos nossos leitores. Isso não significa que somos obrigados a responder todas as perguntas que recebemos. Também não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas. Elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc.
Tudo Sobre:

Banco Semear S.A., Banco Original S.A., Banco Ford S.A., Banco Fiat S.A., Banco Itaú S.A., Banco Bradesco S.A., Banco Volkswagen S.A., Busca e Apreensão, Banco Toyota S.A., Banco Santander S.A., Banco Itaucard S.A., Banco Votorantim S.A., HSBC Bank Brasil S.A., Banco Panamericano S.A., Recuperação de Créditos, Banco Pan S.A., Dano Moral, Banco Randon S.A., Banco Sofisa S.A., Banco Mercedes-Bens do Brasil S.A., Banco Safra S.A.>, BV Financeira S.A., Solução de Dívidas, Banco Honda S.A., Hipercard Banco Múltiplo S.A., Banco Morgan Stanley S.A., Banco John Deere S.A., SICREDI S.A., Banco Alfa S.A., Banco ABN AMRO Real S.A., Banco do Brasil S.A., Banco Capital S.A., Banco Petra S.A., Ajusta | ONG de Defesa do Consumidor

.