Atenção

Renegociamos a Dívida de sua Empresa (Esfera Administrativa)

Temos a SOLUÇÃO para sua Empresa (Alongamento de Prazos, Ajuste de Taxas de Juros, Parcelas Mensais Ajustadas a Capacidade de Pagamento da Empresa, Revisão de Contas Bancárias, Extratos, Pagamentos, Contratos e Taxas de Juros Praticadas).

Entre em Contato, faça-nos uma consulta: 

atendimento@prosiga.net; 

Whatsapp (81) 99773.2024 / (81) 4101.8219



Financiamento de veículos: Atenção com taxas ilegais e extorsivas

Financiamento de veículos: Atenção com taxas ilegais e extorsivas

Quando o assunto é financiamento de veículos, aqui no Brasil, todos os consumidores devem ficar bem atentos, pois é no momento da compra do veículo que os mesmos podem ser vítimas das mais variadas fraudes cometidas por bancos e financeiras..

Introdução

O objetivo deste trabalho é alertar todos aqueles estão pensando em financiar algum veículo, evitando que os mesmos tenham despesas desnecessárias que podem fazer com que o financiamento do veículo aumente muito.

Definição de financiamento de veículos 

O financiamento de veículos pode ser definido como o ato pelo qual alguém deseja adquirir um veículo mediante a promessa de devolver o valor financiado através do pagamento de um determinado valor e número de prestações, aonde o veículo é dado em garantia até a quitação do financiamento.

Alerta sobre taxas ilegais e extorsivas

As revendedoras de veículos estão fazendo de tudo para aprovar acada vez mais os financiamentos de veículos, a contratação de um financiamento de veículo impulsiona as vendas dos automóveis das fabricas que estão com excesso de estoque. Por este motivo que é preciso ter conhecimento na hora de financiar um veículo, uma vez que, na esmagadora maioria dos contratos, os mesmos possuem algumas cobranças de taxas ilegais

Não é difícil encontrar especialistas na internet alertando os consumidores para os riscos dos mesmos serem vítimas de fraudes cometidas por bancos e financeiras, pois o valor final do veículo se torna muito maior do que deveria ser, devido à cobrança dessas despesas "extras".

Para alertar todos que estão desejando financiar um veículo, citamos algumas das taxas extorsivas que podem estar presentes nos contratos de financiamentos:

TAC (Tarifa de Abertura de Crédito);
TEB (Tarifa de Emissão de Boleto);
TEC (Tarifa de Emissão de Carnê);
TLA (Tarifa de Liquidação Antecipada);
Taxa de serviços de terceiros;
– Taxa do DETRAN;
– Taxa de serviços do DETRAN;
– Taxa imposto financiado;
Taxa de registro do contrato;
– Taxa de serviços de crédito;
Taxa de avaliação do veículo;
Taxa de análise de crédito.

Foi em 2008 que, o Banco Central proibiu a cobrança de uma dessas taxas, a chamada TAC – Tarifa de Abertura de Crédito. Entretanto, o que se observa, é que ela continua sendo cobrada por diversos bancos e instituições financeiras, com outros nomes. 

Os bancos e financeiras fazem isso com objetivo de aumentar ainda mais os lucros, sem a menor preocupação com a legalidade ou com suas consequências para o consumidor, pois para tudo se existe seguradoras, até para as ações que os consumidores demandam em desfavor dos mesmos. 

Além disso, recentemente o STJ também decidiu que a cobrança da TEB – Tarifa de Emissão de Boleto, é abusiva, pois a tarifa pela emissão de boleto, constitui vantagem exagerada das instituições financeiras.

Todos os consumidores devem prestar atenção ao tipo de operação que será realizada na hora do financiamento de veículoobservando se o mesmo é algum crédito ou se é algum leasing. 

Para aqueles que não sabem, o leasing é conhecido como arrendamento mercantil, é uma espécie de locação do bem móvel, que pode ter ou não a opção de compra ao final do contrato e, por essa razão, pode estar no contrato a tarifa TLA, tarifa de liquidação antecipada.

É imperioso ressaltar que a tarifa TLA foi proibida às instituições financeiras desde dezembro de 2007, conforme a Resolução nº3.516 do Banco Central.

Dicas para quem for financiar veículos

Caso você for fechar algum contrato de financiamento de veículo com algum banco ou financeira, verifique o CET (Custo Efetivo Total) do financiamento.

Não aceite realizar contratos de Leasing, caso for aceitar, não aceite que o valor que você está dando como entrada, seja colocada no contrato como antecipação de VRG. 


Conforme a Resolução nº 3517 do Banco Central, desde março de 2008, os bancos e as financeiras são obrigadas a apresentar ao consumidor o somatório de todos os custos embutidos na operação de crédito (tributos, tarifas, custos dos serviços financeiros) de forma detalhada. Exija seu direito!

Conclusão

Ante o exposto pode-se observar que os bandos e financeiras aqui no Brasil descumprem normas leis  e regras com um único objetivo é o lucro.

Também é imperioso destacar que a grande maioria dos contratos bancários possuem alguma irregularidade. Portanto, são boas as chances de se recuperar créditos caso o banco tenha feito você paras estas taxas exposta no texto.

A Prosiga presta serviços especializados na área e dispõe de CONSULTA ONLINE GRATUITA para seus clientes. Nestes casos não perca tempo, se você ou sua empresa foram vitimas destas cobranças, entre em contato conosco, nós teremos o maior prazer em achar uma solução para este contratempo!

* Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate, não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.

O Conciliador: "Participar da Prosiga é algo maravilhoso. Você tem a oportunidade de mudar sua vida financeira, sua relação com o dinheiro, e ainda tem a oportunidade de ajudar outras pessoas e empresas". Facebook


 

Copyright © 1999 - 2017 Prosiga - [prosiga.net] Todos os direitos reservados.

Site Seguro
Política de Privacidade. A Prosiga preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, entretanto não nos responsabilizamos por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Você pode usar as informações contidas nesse site, mas não deve nunca deixar de fazer suas próprias pesquisas e coleta de informações antes de tomar qualquer decisão. Nós procuramos responder dúvidas dos nossos leitores. Isso não significa que somos obrigados a responder todas as perguntas que recebemos. Também não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas. Elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc.
Tudo Sobre:

Recuperação de Créditos, Cobrança Judicial, Recuperação de Empresas, Revisão de Dívidas Empresariais, Banco Itaú S.A., Banco Bradesco S.A., Banco Volkswagen S.A., Busca e Apreensão, Banco Toyota S.A., Banco Santander S.A., Banco Itaucard S.A., Banco Votorantim S.A., HSBC Bank Brasil S.A., HSBC Bank Brasil S.A., Recuperação de Créditos, Banco Panamericano S.A., Dano Moral, Banco Randon S.A., Banco Sofisa S.A., Banco Mercedes-Bens do Brasil S.A., Banco Safra S.A.>, BV Financeira S.A., Solução de Dívidas, Banco Honda S.A. , Hipercard Banco Múltiplo S.A., Banco Morgan Stanley S.A., Banco John Deere S.A., SICREDI S.A., Banco Alfa S.A., Banco ABN AMRO Real S.A., Banco do Brasil S.A., Banco Capital S.A., Banco Petra S.A., Scania Banco S.A.

.