Empréstimo para sua empresa: Aprenda como solicitar

Já é sabido por todos, que os Bancos recebem dinheiro de seus correntistas, e o mesmo dinheiro é emprestado para os consumidores com juros muito maiores daqueles que é pago para quem o deixa aplicado. Também é sabido por todos que se hoje todos os brasileiros fossem sacar todo seu dinheiro não iriam conseguir. 

Agora pelo que tenho notado poucos devem saber que Bancos também tem metas a cumprir, e que os gerentes destes bancos são cobrados para que cumpram metas e emprestem dinheiro. Então se falando em empréstimo o assunto é mais simples do que você imagina: O primeiro passo para se conseguir um empréstimo é mostrar e provar que sua empresa pode pagar o empréstimo, fazendo isso a chance do banco emprestar o dinheiro será muito grande. 

São analisados 5 "Cinco" critérios pelos bancos que influenciam na liberação de crédito para uma empresa são eles conhecidos como: 1º Caráter, 2º Crédito, 3º Capacidade, 4º Fluxo de Caixa, 5º Colaterais. Estes critérios abrangem características de qualificação e quantidade "$$".

  1. Caráter: é analisado o relacionamento do empresário com o banco e a sua reputação.
  2. Crédito: é analisado todo o histórico do empresário referente a créditos que ele adquiriu no mercado. Um exemplo é se o nome dele consta nos órgãos de proteção ao crédito como SERASA ou SPC
  3. Capacidade: é analisado estrutura contábil da empresa, exemplo: os ativos financeiros, poder de produção etc. 
  4. Fluxo de Caixa: é analisado o fluxo de caixa da empresa buscando identificar qual é potencial do empresário de conseguir pagar o empréstimo. 
  5. Colaterais: são analisadas as garantias formais que o empresário oferece. 


Todos os empresários devem conhecer os critérios, que são analisados pelo banco durante todo o processo de concessão de crédito. Não vai adiantar solicitar dinheiro sem que o empresário possa mostrar detalhes contábeis e de produção muito menos sem que o mesmo possa apresentar garantias ou capacidade de de pagar pelo empréstimo.

Sempre o melhor a ser feito  é buscar informação e se profissionalizar, investir em bons sistemas de gestão. Esse sistema vai permitir a geração de informações que são extremamente necessárias para agilizar todo o processo de concessão de crédito. 

Vale lembrar também que é fundamental estabelecer um relacionamento com o banco, e é muito importante, um bom histórico desse relacionamento tudo isso torna a concessão de crédito mais simples e fácil. 

Você que esta lendo este artigo precisa entender que solicitar empréstimo não significa implorar por ele. O empresário estando preparado tem a sua disposição varias opções para obter capital, podendo também abrir o leque para diferentes bancos. Quanto maior for a profissionalização da empresa, maior é a chance de exito na obtenção do empréstimo.

Sobre Autor: Jeferson Lehmann: "Participar do megaprojeto social PRODÍVIDAS como Consultor é algo maravilhoso. Você tem a oportunidade de mudar sua vida financeira, sua relação com o dinheiro, e ainda tem a oportunidade de ajudar outras pessoas e empresas". Facebook


 

Copyright © 2007 - 2015 Prosiga Brasil CNPJ: 09.089.679/0001-01 - Todos os direitos reservados.

Site Seguro
A PROSIGA preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, entretanto não nos responsabilizamos por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Você pode usar as informações contidas nesse site, mas não deve nunca deixar de fazer suas próprias pesquisas e coleta de informações antes de tomar qualquer decisão. Nós procuramos responder dúvidas dos nossos leitores. Isso não significa que somos obrigados a responder todas as perguntas que recebemos. Também não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas. Elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc.
Tudo Sobre:

Recuperação de Créditos, Cobrança Judicial, Recuperação de Empresas, Blindagem Patrimonial, Revisão de Dívidas Empresariais, Banco Itaú S.A., Banco Bradesco S.A., Banco Volkswagen S.A., Busca e Apreensão, Banco Toyota S.A., Banco Santander S.A., Banco Itaucard S.A., Ações Judiciais, Banco Votorantim S.A., HSBC Bank Brasil S.A., HSBC Bank Brasil S.A., Recuperação de Créditos, Banco Panamericano S.A., Dano Moral, Banco Randon S.A., Banco Sofisa S.A., Banco Mercedes-Bens do Brasil S.A., Banco Safra S.A.>, BV Financeira S.A., Solução de Dívidas, Banco Honda S.A. , Hipercard Banco Múltiplo S.A., Banco Morgan Stanley S.A., Banco John Deere S.A., SICREDI S.A., Banco Alfa S.A., Banco ABN AMRO Real S.A., Banco do Brasil S.A., Banco Capital S.A., Banco Petra S.A., Scania Banco S.A.

.